O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para a atribuição de uma 1 Bolsa de Investigação (CES/12/2022-BI-MOSAIC), no âmbito do projeto MOSAIC.pt - “Análise do risco de inundação costeira a partir de múltiplas fontes para comunidades seguras e desenvolvimento sustentável”, com a ref.a PTDC/CTA-AMB/28909/2017, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/MEC) através de fundos nacionais, nas seguintes condições, sob coordenação do Investigador Alexandre Tavares.
O CES proporciona um ambiente de investigação intelectualmente estimulante nas áreas das ciências sociais e humanidades.
a. Descrição do Projeto:
O projeto MOSAIC.pt visa desenvolver um quadro de referência inovador de apoio à gestão do risco de inundação na zona costeira, incluindo estuários, com base na integração de modelos de previsão e monitorização em tempo real das variáveis relevantes ao processo de inundação, e tendo em conta as diferentes dimensões da vulnerabilidade do território. A orla costeira continental portuguesa apresenta um risco elevado a situações de galgamento e inundação, demonstrado pelo impacto de eventos recentes, que tenderá a aumentar face à subida do nível médio do mar. Urge assim integrar conhecimentos sobre os perigos, vulnerabilidade e exposição de pessoas e bens, no desenvolvimento de estratégias que contribuam para melhores formas de planeamento e de resposta à emergência.
b. Área Científica:
Ciências do Risco
c. Plano de trabalhos:
As atividades a desempenhar pelo/a Bolseiro/a incluem:
1. Apoio na redação de estudos e relatórios.
2. Apoio na organização de eventos científicos.
3. Apoio na recolha e análise de dados, na realização de entrevistas e grupos de discussão e respetiva
análise.
4. Preparação de materiais de disseminação de resultados.
5. Apoio ao Investigador Responsável nos aspetos organizativos e de gestão corrente do projeto.
6. Definição de tipologias costeiras, com base no histórico de ocorrência e na vulnerabilidade territorial
7. Participação nas atividades referentes aos WP 6, 7 e 8 do projeto.
d. Legislação e regulamentos aplicáveis:
Lei No. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e sucessivas alterações, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., em vigor e Regulamento de Bolsas do Centro de Estudos Sociais.
Minuta do contrato de Bolsa:
https://ces.uc.pt/oportunidades/bolsasemprego/Minuta_Contrato_Bolsa_CES.pdf
Minuta do relatório de atividades final:
https://ces.uc.pt/oportunidades/bolsasemprego/E_Relatorio_actividades.pdf
e. Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do Investigador Alexandre Tavares.
f. Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 1 julho de 2022 e término em 30 de setembro de 2022. A bolsa de investigação deve ter início em 1 julho de 2022, caso contrário a bolsa poderá não ser atribuída. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por iguais ou diferentes períodos, até ao final do projeto, de acordo com a avaliação do trabalho realizado, as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do projeto.
g. Prazo de apresentação de candidaturas:
Entre 12 e 26 de maio de 2022
h. Forma de apresentação da candidatura:
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: 1) Carta de motivação em inglês com indicação da referência do concurso (CES/12/2022-BI-MOSAIC), endereço de correio eletrónico e telefone de contacto;
2) Curriculum Vitae detalhado;
3) Cópia de uma publicação indexada no ISI Web of Science, descrevendo o envolvimento se esta for em co-autoria.
4) Cópias de documentos comprovativos de que o/a candidato/a reúne os Critérios de elegibilidade, conforme o ponto k. deste edital, nomeadamente:
a. Cópia do certificado de mestrado, com indicação da classificação final;
b. Cópia do comprovativo de matrícula em doutoramento
c. Outros documentos considerados relevantes para a candidatura ou critérios de elegibilidade.
As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico para concursos@ces.uc.pt durante o período de candidatura. O assunto do e-mail deve ser “CES/12/2022-BI-MOSAIC - NOME DO/A CANDIDATO/A”. A candidatura será considerada entregue após o recebimento de um e-mail de confirmação nos dias seguintes.
SKILLS/ QUALIFICAÇÕES
i. Critérios de avaliação:
1. Adequação da formação obtida no Mestrado no domínio das Ciências do Risco, com classificação igual ou superior a 14 valores (25%);
2. Experiência comprovada de investigação em projetos científicos nas áreas das Ciências do Risco (25%);
3. Currículo científico com autoria de artigos científicos em publicações internacionais, envolvendo as dinâmicas territoriais, impactos associados aos riscos e avaliação da vulnerabilidade, indexadas no ISI
Web of Science (25%);
4. Dominar software de SIG e outros com relevância para as ciências do risco (15%).
5. Domínio da língua inglesa e portuguesa, incluindo expressão escrita e oral (10%);
O júri reserva-se o direito de não selecionar nenhum candidato/a.
CONDIÇÕES
j. Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a 1 144,64 euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário, quando aplicável, e do Seguro de Acidentes Pessoais.
ELEGIBILIDADE DAS CANDIDATURAS
k. Critérios de elegibilidade obrigatórios:
1. Ser estudante de um programa de doutoramento no domínio das Ciências do Risco (ver condições associadas em a);
2. Possuir mestrado no domínio das Ciências do Risco, com classificação igual ou superior a 14 valores (ver condições associadas em b);
a) Os/As candidatos/as devem fazer prova da matrícula (inscrição) em curso de doutoramento, no corrente ano letivo. Se no momento de candidatura não tiver uma inscrição válida, terá de enviar uma declaração sob compromisso de honra na qual assume o compromisso de se inscrever no prazo máximo de 30 dias contados a partir da data de comunicação dos resultados do concurso, sob pena de não se contratualizar a bolsa.
b) Candidatos/as com grau académico ou diploma emitido por uma instituição estrangeira devem apresentar os comprovativos do reconhecimento do grau académico em Portugal, nos termos do Decreto-Lei no. 66/2018. Qualquer candidato/a sem o reconhecimento do(s) grau(s) pode ser admitido ao concurso, mas o júri não pode, durante o processo de avaliação das candidaturas:
a) reconhecer os graus do candidato e avaliar de acordo com a posse de tais graus;
b) dar equivalência, ou considerar válida, uma nota de um grau que não esteja reconhecido e registado; c) utilizar a referida nota ou a sua conversão como parâmetro de avaliação.
Em caso de seleção, só pode proceder à assinatura do contrato depois de o/a candidato/a obter o reconhecimento do grau académico em Portugal, nos termos do Decreto-Lei no. 66/2018. O/A candidato/a selecionado/a deverá entregar o reconhecimento do grau no prazo máximo de 30 dias contados a partir da data da comunicação dos resultados finais. Decorridos os 30 dias, o júri pode decidir:
1. prorrogar o prazo para o/a candidato/a comprovar o reconhecimento;
2. atribuir a bolsa ao segundo lugar;
3. ou não conceder a bolsa.
PROCESSO DE SELEÇÃO
l. Métodos de seleção:
A seleção do/a candidato/a será feita com base na avaliação curricular e, em caso de candidatos/as com classificações equiparadas, serão, adicionalmente, efetuadas entrevistas presenciais ou remotamente. Quando aplicados os dois métodos de seleção, avaliação curricular e entrevista, cada um terá uma valoração de 50% na classificação final.
Na entrevista, com o objetivo de clarificar aspetos relacionados com o curriculum e experiência prévia, será avaliada a capacidade do/a candidato/a integrar o projeto, análise e pensamento crítico, motivação e interesse e comunicação e expressão verbal em português e inglês.
O júri reserva-se o direito de não selecionar nenhum/a candidato/a neste concurso, caso nenhum perfil seja considerado adequado.
m. Composição do Júri de Seleção:
- Alexandre Tavares (Presidente do Júri) - José Manuel Mendes (vogal efetivo)
- Neide Portela Areia (vogal efetivo)
- Paula Freire (suplente)
n. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão comunicados a todos/as os/as candidatos/as através de correio eletrónico. As atas do processo de seleção serão disponibilizadas para consulta pública. Após a receção do resultado, os/as candidatos/as dispõem de 10 dias úteis para solicitarem esclarecimentos ou apresentarem uma reclamação aos resultados em sede de audiência prévia.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Igualdade de oportunidades:
O CES rege-se e aplica a Lei no 93/2017, de 23 de agosto, que estabelece o regime jurídico da prevenção, da proibição e do combate à discriminação.
Proteção de dados:
Ao candidatar-se está a concordar com a utilização no CES dos seus dados pessoais para efeitos exclusivos do presente concurso, incluindo o contacto direto por parte dos serviços administrativos do CES e as
Cofinanciado por:
condições de publicitação de resultados e envio dos mesmos a todos/as os/as candidatos/as, de acordo com o RGPD.
Contacto:
Centro de Estudos Sociais
Colégio S. Jerónimo, Apartado 3087 3000-995 Coimbra, Portugal concursos@ces.uc.pt
Candidaturas até 26 de maio de 2022
Source
Language of the news reported
Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.
Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.