A pessoa consultora trabalhará com a produção de conhecimento no âmbito do Programa internacional “Florestas para um Futuro Justo”. Candidaturas até 10 de março
O Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2002. Tem como missão contribuir para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Amapá e norte do Pará. O Iepé proporciona assessoria especializada e capacitação técnica diversificada, entre as quais estão gestão de projetos, valorização e gestão de patrimônios culturais, fortalecimento político, associativismo e gestão territorial e ambiental. Sua atuação é pautada pelas demandas indígenas de formação e de capacitação, visando o fortalecimento de suas formas de gestão comunitária e coletiva. Além disso, o Iepé se dedica a monitorar as políticas públicas indigenistas e ambientais que incidem sobre essas comunidades, agindo no sentido de influenciá-las positivamente para que os direitos destas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.
O Iepé conta com uma equipe multidisciplinar, estruturada em programas e linhas de atuação, mantendo quatro escritórios: em Macapá, Santarém, Oiapoque e São Paulo. O cotidiano da instituição se divide em atividades institucionais, administrativas e em campo, nas aldeias. Mais informações sobre o Iepé e o trabalho desenvolvido pela instituição podem ser obtidas em nosso site: www.institutoiepe.org.br
O Iepé integra uma aliança regional intitulada Aliança Noramazônica, com 8 organizações da sociedade civil do Brasil, Colômbia, Equador, Venezuela e Peru, que defendem a importância de fortalecer a conectividade ecossistêmica e sociocultural da região norte da Amazônia, protegendo a biodiversidade e a governança das comunidades locais. Essas organizações possuem vários anos de experiência, capacidade de ação e visão de escalar estratégias de sucesso cujo impacto tem sido demonstrado para a conservação da Amazônia e o fortalecimento da governança dos povos indígenas e comunidades tradicionais. No âmbito desta Aliança está em desenvolvimento um componente de gestão regional de conhecimentos de modo a estimular um diálogo informado que contribua para a conscientização sobre a importância da conectividade e da integridade da Amazônia.
A pessoa consultora a ser contratada por meio deste edital visa apoiar o desenvolvimento do programa “Florestas para um futuro justo”, que está sendo desenvolvido como parte das atividades da Aliança Noramazônica. Mais informações podem ser obtidas no site: https://alianzanoramazonica.org/
Informações sobre a consultoria:
A pessoa consultora para produção de conhecimento regional Brasil-Guiana-Suriname irá contribuir com um programa regional de gestão de conhecimentos e redes de organizações da sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais, no âmbito da Aliança Noramazônica. Visa identificar casos e iniciativas bem-sucedidas, conduzidas por organizações da sociedade civil, povos indígenas e comunidades tradicionais, voltadas à gestão territorial sustentável e que aportam para a conectividade ecológica e sociocultural da região amazônica, com potencial de escala e replicação. O profissional contratado fará parte de um grupo regional com outros profissionais da Colômbia e Peru, responsáveis por realizar pesquisas, documentação e produção de informes técnicos no âmbito do programa internacional “Florestas para um Futuro Justo”.
Esse programa visa garantir que as florestas tropicais e as paisagens florestais sejam governadas de forma sustentável e inclusiva para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas, cumprir os direitos humanos e salvaguardar os meios de subsistência locais. Busca aumentar a participação dos povos indígenas e comunidades locais em políticas e tomadas de decisão sobre direitos de terra e governança florestal.
O profissional deverá produzir conhecimento sobre iniciativas conduzidas no Brasil, Guiana e Suriname e integrar-se ao grupo regional de gestão de conhecimentos da Aliança Noramazônica (ANA).
Local e forma de trabalho:
O escritório do Iepé de referência para o trabalho desta consultoria será o localizado em São Paulo/SP, com trabalhos virtuais em função da pandemia.
Atividades e produtos:
Atividades
- Apoiar o desenho coletivo do programa regional de gestão do conhecimento, juntamente com a coordenação da Aliança Noramazônica (ANA) e parceiros.
- Identificar casos bem-sucedidos com potencial de escala e replicação na sub-região designada (Brasil, Guiana e Suriname).
- Coordenar com as organizações da sub-região um plano de trabalho para identificar e sistematizar informações necessárias para a documentação de estratégias com potencial de replicação e escala.
- Realizar pesquisa e levantamentos junto a organizações indígenas, da sociedade civil e representantes indígenas e de comunidades tradicionais, em sua sub-região e respectivas áreas de trabalho.
- Sistematizar e documentar casos bem-sucedidos selecionados nos territórios amazônicos dos países que compõem sua sub-região.
- Facilitar o diálogo sobre modelos bem-sucedidos de intervenção social, priorizados tematicamente, com organizações e líderes comunitários nos países selecionados.
- Estabelecer conexões com aliados estratégicos interessados na questão da gestão do conhecimento regional.
- Contribuir para a construção de metodologias participativas para atender aos diferentes objetivos das oficinas e trocas de experiências entre parceiros, organizações locais e aliados da região.
- Apoiar na estruturação, desenvolvimento e logística dessas oficinas e trocas de experiências.
- Preparar relatórios de progresso à coordenação.
Produtos e relatórios:
- Proposta para um programa regional de gestão do conhecimento (a ser construído no âmbito do grupo de trabalho), incluindo: escopo, plano de ação, cronograma, atividades (intercâmbios, oficinas, etc.) e orçamento.
- Portfólio de estratégias sub-regionais que compilam a documentação de casos bem-sucedidos, critérios de seleção, potencial de replicação e escala, entre outros.
- Propostas metodológicas para oficinas e intercâmbios de experiência.
- Memórias das oficinas e intercâmbios regionais.
- Relatório de gestão no final do ano.
- Relatórios mensais de progresso sobre as atividades e produtos contratados.
- Outros produtos relacionados à gestão do conhecimento regional.
Requisitos:
- Formação superior em ciências sociais, comunicação, relações internacionais e afins;
- Experiência profissional, com no mínimo 3 anos;
- Experiência em pesquisa e trabalhos com povos indígenas e comunidades tradicionais na Amazônia;
- Boa comunicação oral e escrita;
- Experiência de trabalho com organizações do 3º setor;
- Conhecimento de informática, habilidade nos programas do pacote Office e internet;
- Fluência em inglês;
- Disponibilidade para viagens dentro e fora do país.
- Qualificações e competências desejáveis
Clareza na comunicação oral e escrita, sabendo escutar e interpretar os outros, comunicando-se apropriadamente com diferentes audiências e em contextos multiculturais;
Habilidade e facilidade para trabalho em equipe;
Postura proativa, interesse em desafios e na solução de problemas;
Fluência em espanhol.
Modalidade de contratação
A pessoa consultora será remunerada por meio de contrato pessoa jurídica. O tempo do contrato é de um ano, havendo possibilidade de renovação.
Interessados/as devem enviar para este processo seletivo:
1) Curriculum Vitae;
2) Carta de apresentação (a carta deve conter necessariamente a pretensão salarial);
3) Contatos de pelo menos dois profissionais que possam fornecer referências sobre o/a candidato/a.
A documentação solicitada deverá ser enviada para o email cv@institutoiepe.org.br indicando no assunto da mensagem VAGA – consultor de conhecimentos até 10 de março de 2022.
Source
Language of the news reported
Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.
Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.